segunda-feira, 22 de julho de 2019

Hera, Alecrim e Cominho: Propriedades Mágicas e Medicinais

Nessa postagem falarei sobre três plantas, abrangendo suas propriedades botânicas, medicinais e aspectos mágicos e mitológicos.

Avisos paroquiais: ervas e plantas não são brincadeira, ok? Pesquise muito a respeito da erva antes de fazer uso medicinal e, se tiver dúvida, não use! 

Hera
A hera (hedera helix), aradeira, hera-trepadeira, hera-inglesa, entre outros nomes, é uma erva trepadeira, pertencente à família Araliaceae. Gosta de climas mediterrâneos e tropicais e é originada da Ásia, África, Europa e Ilhas Canárias. Possui flores amareladas e frutos negros, que atraem borboletas, abelhas e pássaros. Possui grande valor ornamental e é ideal para jardins, pois gosta de sol pleno. Suas flores e frutos possuem grande valor medicinal, possuindo propriedades calmantes, analgésica, cicatrizante, estimulante e hidratante, no entanto, seu uso somente é indicado com prescrição e acompanhamento médico.
Magicamente, a hera é uma erva fortemente associada à proteção, por isso é interessante ter uma em casa para proteção do lar e da família. A hera é muito ligada às mulheres e é particularmente útil em feitiços de amor. Também está ligada à saúde.

Alecrim
O alecrim (rosmarinus officinalis) é uma erva aromática, tímica do mediterrâneo, caracterizada por ser um arbusto perene, muito ramificado, que atinge cerca de 1,2m de altura. As folhas mais antigas adquirem uma cor verde-acinzentado, enquanto que as folhas novas são verde brilhantes. As flores são azuis ou esbranquiçadas, floresce o ano todo e os cuidados de que necessita são simples. O alecrim possui forte odor característico, sendo muito utilizado na culinária, medicinais, na medicina e indústria cosmética. Seu olho essencial é muito apreciado na aromaterapia. Suas propriedades medicinais, incluem o poder de melhorar o sistema nervoso, a digestão, atua como antioxidante, alivia stress e ansiedade, melhora sintomas de artrite. Use sempre com acompanhamento médico.
Magicamente, o alecrim é uma erva mil e uma utilidade, sendo ótima e essencial para se ter em casa. Associada à purificação e proteção, queime alecrim seco pela casa em Lua Minguante para afastar energias negativas e harmonizar o ambiente. Dormir com um ramo de alecrim sob o travesseiro, tem o poder de afastar pesadelos. Também associado à prosperidade e abre caminhos, sendo essencial em rituais deste tipo. O alecrim também é muito ligado ao intelecto, sendo recomendado levar um ramo desta erva na bolsa sempre que for fazer uma entrevista ou prova ligada à vida acadêmica e profissional.

Cominho
O cominho (cuminum cyminum) é uma erva pertencente à família apiaceae. O cominho é originário do Mediterrâneo Ocidental e Egito, tendo sido apreciado por muitas civilizações na história da humanidade, como celtas, romanos e árabes. É largamente utilizada na culinária e suas propriedades medicinais incluem a melhora na digestão, redução de infecções causadas por consumo de substâncias nocivas, perda de peso e controle dos níveis de açúcar e colesterol ruim no sangue.
Em magia, o cominho é associado à proteção e dispersão de energias e espíritos ruins, purificação. Também é fortemente associado ao amor e paixão.


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven


Nenhum comentário:

Postar um comentário