quinta-feira, 25 de julho de 2019

Deuses Celtas: Beli, Cerridwen e Dôn

Beli


Beli é um antigo Deus galês, também conhecido como Beli Mawr. É consorte da Deusa Dôn, considerado um grande líder e um Deus ancestral. Corresponde aos Deuses Belenus, dos gauleses e Bilé, dos irlandeses.

Cerridwen

Cerridwen ou Kerridwen é uma Deusa galesa muito querida e conhecida. É uma anciã, plena em sua sabedoria e associada aos fins de ciclo, morte, transformação e transmutação. É fortemente ligada a Lua, à bruxaria, por ser ela, também, uma feiticeira e às bruxas. Cerridwen é também conectada com a fertilidade, a abundância e sua face mãe também é forte. É a guardiã do caldeirão do conhecimento e da inspiração no submundo. Dotada de profecias e poderes místicos, Cerridwen tem em seu caldeirão todo o mistério divino, a sabedoria e a inspiração, por isso chamado de Arwen.
Cerridwen era casada com Tagid Foel e teve dois filhos: Crearwy, uma bela e luminosa jovem e Morfran, escuro, feio e maldoso. Diz-se que também que ela engoliu seu servo Gwion, que renasceu através dela como o Mago Taliesin.
Seu símbolo mais forte é seu caldeirão, sendo esta Deusa companheira dos feiticeiros e das bruxas. 

Dôn

Dôn é a grande Deusa mãe dos galeses, consorte de Beli e mãe de Amathon, Arianrhod, Gilvaethwy, Govannon, Gwydion e Nudd. É considerada a Deusa da terra, associada à fertilidade, abundância, prosperidade e feminilidade. Corresponde à Deusa Dana, dos irlandeses.


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário