sexta-feira, 5 de julho de 2019

Estudos sobre Ogham: Fid Muin

Seguindo os conteúdos sobre Ogham, o alfabeto oracular celta, hoje foco-me na décima primeira letra, Muin, representada pela videira, letra M e pronúncia "mun".

Videira ou vitis é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das vitáceas. Seu gênero mais comum é a vitis vinifera L., cujo fruto são as uvas e da qual é fabricado o vinho. A videira é originada da Eurásia e pode ser cultivada em regiões de clima temperado.Além do vinho, a uva é consumida in natura, seca ou serve de base para diversos alimentos, como sucos, doces e geleias.

Esta Ogham também pode se tratar da planta amoreira, uma vez que é mais comum na Irlanda do que a videira. Para a tradição celta, todas as plantas trepadeiras eram consideradas símbolos de poder, uma vez que podiam enlaçar e submeter outras plantas. Em seu sentido oracular, Muin representa a força, a potência masculina e o poder de subjugar, de fazer conforme sua vontade. Pode ser usada para o bem ou o mal, por isso requer sabedoria. Pede para que o consulente tenha paciência e aguarde, pois os problemas serão resolvidos. Indica força e potência para novos projetos, conquistar novos territórios. 


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven





Nenhum comentário:

Postar um comentário