quarta-feira, 1 de maio de 2019

Roda do Ano: Samhain

O sabat de Samhain, também conhecido como Noite dos mortos, Halloween, Dia das Bruxas, Última Colheira, é considero o Ano Novo Celta. Nesse sabat, o Deus wiccano morre, sacrificando-se e trazendo o inverno, deixando a Deusa grávida do novo Deus que nascerá em Yule. 

Em Samhain, a Deusa está em sua face mãe, pois está grávida, porém triste. O Deus é o ancião, está fraco e entrega-se à morte, para que a nova semente renasça e dê continuidade ao ciclo. Na época de Samhain, o gado que não sobreviveria ao inverno é abatido e sua carne e couro guardados para o inverno. Os últimos alimentos eram colhidos, juntamente com lenha para fornecer alimento e calor na estação fria. Os dias ficam cada vez mais frios e as pessoas mais introspectivas. 

Na tradição Gaélica, Samhain está intimamente associado à Deusa Cailleach, Deusa do inverno e das colinas. Essa é uma Deusa muito presente na mitologia escocesa, sendo a própria personificação do inverno, que gela a terra e faz toda a vegetação morrer, coberta sobre a neve. Outros dois Deuses associados à este sabat são Dagda e Morrigan, que fazem sexo nesta época, visando garantir a vitória para os Tuatha de Danann, representando a fartura para esta estação inóspita. Faça orações e oferendas aos Deuses.

Devido à descida do Deus ao mundo dos mortos, diz-se que, nesse dia, o véu entre os mundos se torna tênue, facilitando o contato com espíritos e ancestrais. Os povos antigos acreditavam nisso, por isso confeccionavam as famosas abóboras Jack O'Lantern e colocavam em suas janelas, a fim de espantar maus espíritos. É uma data muito favorável para contatar os ancestrais, pedindo proteção e sabedoria, ou mesmo honrá-los. Um costume comum é preparar a mesa com lugares a mais, oferecendo esses lugares para aqueles que já se foram.

As correspondências desse sabat são as cores preto e laranja, velas nessas cores e também verduras e frutas, como a abóbora, que é um legume tradicional de Samhain. É um festival favorável para a finalização de ciclos, em que deixa-se o velho morrer para que o novo possa nascer em Yule. Data ideal para adivinhações com qualquer oráculo. Destralhe sua casa e sua vida, queimando na fogueira aquilo que não mais lhe serve, que só te prejudica e em nada acrescenta.
Algumas atividades simples para fazer em Samhain:
  • Confeccionar um Jack O'Lantern e fazer uma sopa ou um doce com a abóbora;
  • Preparar um prato de comida a mais e oferecer a um ente querido que já morreu;
  • Consultar um oráculo;
  • Queimar pedidos no caldeirão;
  • Fazer um ritual simples, despedindo-se do Deus que só renascerá daqui a 6 semanas.
Ritual simples de Samhain
Escreva em um papel aquilo que deseja banir em Samhain e em outro papel pedidos que deseja que se realizem (recomendo que peça saúde, proteção e que nada falte a você e aos seus nesse inverno). Monte um altar simples com velas, frutas e legumes da estação. Coloque a foto de algum ancestral e um objeto que simbolize o Deus ancião. Despeça-se do Deus, desejando-lhe uma boa passagem e afirmando que o esperaremos, no seu renascimento em Yule. Console a Deusa que vê morrer seu grande amor. Não há lugar para tristeza, pois a morte é uma parte essencial da vida. Peça banimento para aquilo que deseja expulsar da sua vida, queimando em uma vela. E peça a realização dos seus pedidos, queimando o outro papel em outra vela. Ofereça os alimentos aos Deuses e diga algumas palavras para o seu ente querido que já se foi, oferecendo-lhe uma porção da refeição também.


Abençoado Samhain a todxs!

Beijos e bênçãos,
Valaya Raven



Nenhum comentário:

Postar um comentário