terça-feira, 7 de maio de 2019

Estudos sobre Ogham: Fid Coll

Hoje estudamos sobre a nona letra do alfabeto oracular celta, o ogham. A fid Coll representa a árvore de aveleira, a letra C e pronuncia-se "câll".

A aveleira (corylus avellana) é um arbusto pertencente à família Betulaceae, típico da Europa, Ásia e América do Norte que pode atingir até 6 metros de altura e vive, em média, 80 anos. Esta árvore gosta de vales e encostas escuras, embora também se desenvolva em plena luz. Produz um fruto chamada avelã, de cor castanha, que aparece no outono.

A avelã é um fruto comestível, muito utilizado na fabricação de doces e outras iguarias. A avelã é rica em óleos, largamente utilizados na indústria cosmética para a fabricação de cremes, sabonetes, óleos. A aveleira também possui uso ornamental e é ótima para fazer sombra no jardim. 

Entre os nórdicos, aveleira era uma árvore tradicional dos casamentos, pois era associada à fertilidade. Para os celtas, era a árvore que guardava a sabedoria. Existe um mito celta que dizia que uma árvore de aveleira fazia sombra para um riacho onde viviam salmões que se alimentavam das avelãs e, por isso, possuíam toda a sabedoria do mundo. Aquele que comesse o salmão também seria abençoado com conhecimento e sabedoria. 

Em seu sentido oracular, Coll é associado ao salmão do conhecimento. Coll é sabedoria, intuição, revelação e inspiração. Coll explica, ensina, torna visível o que estava oculto, mostra o caminho da sabedoria, revela a verdade. Coll ensina sem arrogância, é sábia e modesta e mostra que o conhecimento trás humildade. É provável que o consulente precise ser mais humilde, necessite aprender, mas, para isso, primeiro precisa reconhecer sua pequenez e ignorância. Coll é a doçura do lar, a simplicidade adocicada da avelã, a suavidade da sombra da árvore. Coll pede que se volte às origens, honre seus antepassados e valorize os mais velhos, os mais sábios. Medite, pare, tome ciência da realidade e finque seus pés no chão.O conhecimento pode ser enlouquecedor para aqueles que não tem sabedoria. Aconselha-se algum tipo de arte, música ou poesia, para aliviar o stress e analisar melhor as questão. 


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven


Nenhum comentário:

Postar um comentário