domingo, 21 de abril de 2019

Mate, Dedaleira e Rosa: Propriedades mágicas e medicinais

Nessa postagem falarei sobre três plantas, abrangendo suas propriedades botânicas, medicinais e aspectos mágicos e mitológicos.

Avisos paroquiais: ervas e plantas não são brincadeira, ok? Pesquise muito a respeito da erva antes de fazer uso medicinal e, se tiver dúvida, não use! 

Mate
A erva mate, também conhecida como mate ou congonha, é uma árvore originária da região subtropical da América do Sul, pertencente à família das aquifoliáceas. É considerada a erva símbolo do estado do Rio Grande do Sul, é consumida na forma do chá mate e utilizada na produção do famoso chimarrão ou tererê. A árvore de mate pode atingir até 12 metros de altura, produz um fruto pequeno verde ou vermelho arroxeado, sendo reproduzida por meio de pássaros, que consomem seus frutos e defecam na terra, originando outras plantas.

Dentre suas propriedades medicinais, a erva mate é um excelente estimulante das atividades físicas e mentais, suave diurético e rica em uma série de vitaminas, sais minerais fibras. É uma erva afrodisíaca, atua na prevenção de doenças dos ossos e no controle do ácido úrico no corpo. Atua nos nervos e músculos e regula as funções respiratórias e cardíacas.  

Como propriedades mágicas, a erva mate atua como purificadora e excelente para limpezas e ambientes. Recomenda-se um banho de purificação com essa erva. Também é ótima para atrair dinheiro e abundância, sendo utilizada em feitiços de prosperidade.


Dedaleira
A dedaleira (digitalis purpurea), chamada dessa forma por sua designação alemã, que significa "dedal vermelho", é uma planta nativa da Europa, pertencente à família Scrophulariaceae. Possui um vasto uso ornamental, devido às suas belas flores rosáceas ou brancas. A altura média da dedaleira é de 1m e essa planta vive por até dois anos.

Existem diversos cuidados a serem tomados quando se faz uso das propriedades medicinais da dedaleira, visto que, na dose errada, essa planta pode ser um veneno mortal para humanos e animais. Em alguns casos bem específicos e com supervisão médica, seu uso pode auxiliar no tratamento de problemas cardíacos.

Dentre suas propriedades mágicas, a dedaleira é fortemente associada aos povos das fadas. Ter uma dedaleira no jardim pode atrair essas criaturas. 


Rosa
Uma das mais belas e populares flores do mundo, as rosas (Rosa L.) pertencem à família Rosaceae. Sua origem é asiática e há registros de cultivo de rosas de mais de 5.000 anos. Possui mais de 100 espécies, são arbustos trepadeiras com folhas simples e flores, na maioria das vezes, solitárias. 

As rosas são utilizadas para uma infinidade de produtos cosméticos, como sabonetes, perfumes, loções e cremes. Possui como propriedades medicinais, sua ação calmante, bactericida, cicatrizante, adstringente. O chá de rosa vermelha é indicado para regulação do ciclo menstrual e fluxo intenso.

As propriedades mágicas das rosas estão condicionadas às suas cores. As rosas vermelhas, por exemplo, estão fortemente ligadas à feitiços de amor, paixão e sexualidade. As rosas cor-de-rosa, à rituais de amizade e auto estima. As rosas brancas, trazem paz, união e pureza. 


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário