segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Estudos sobre Ogham: Fid Nion

Nesta postagem dou continuidade ao estudo do alfabeto oracular celta, o Ogham. A quinta fid deste alfabeto é Nion ou Ash, que representa a árvore de Freixo, a letra N e pronuncia-se nían.

O freixo (fraxinus angustifolia) é uma árvore de porte médio, pode chegar até 25m de altura, pertencente à família das oleáceas. Gosta de solos profundos e frescos e é uma árvore comum na Europa, principalmente em Portugal. Sua madeira é resistente e maleável, sendo bastante utilizada para fabricação de móveis e utensílios ou para produção de carvão. Suas folhas servem de excelente alimento para gado.

Na medicina popular, o freixo possui várias propriedades curativas. São usadas suas folhas, cascas e sementes na forma de chás para beber ou lavar e ungentos. Tem ação anti-inflamatória, diurético e auxilia no tratamento de gota, artrose e artrite. Atua no tratamento de prisão de ventre, regulação de colesterol e suas cascas auxiliam na cicatrização de feridas e combater febre.

Existe uma lenda em Portugal de que D. Dinis teria adormecido sob a sombra de uma árvore de freixo e durante seu sono, a árvore teria lhe revelado quais decisões tomar para o futuro do reino de Portugal. 
Foi uma árvore sagrada não só para os povos celtas, mas também para os gregos e escandinavos. Para os gregos, o freixo e suas raízes eram um ponto de ligação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. O Deus Poseidon cultuava essa árvore e diz-se que muitas decisões importantes eram tomadas sob a sombra dessa árvore.

Na mitologia nórdica, Odin se enforcou numa árvore de freixo, a Árvore do Mundo, Yggdrasil, a fim de atingir a iluminação e as runas sagradas são gravadas na madeira desta árvore. 
Para os Irlandeses, o freixo era uma das 5 árvores protetoras da terra. As cruzes celtas usadas por esses povos que buscavam proteção eram confeccionadas utilizando a madeira desta árvore sagrada. Também eram confeccionadas com sua madeira diversas armas e escudos, sendo o freixo uma árvore muito associada à proteção.  

Nion representa a teia da vida que é tecida sem que nos damos conta e nos envolve, mesmo que não saibamos. Nion mostra o destino se concretizando, mesmo que ele seja mutável, algumas coisas estão destinadas a acontecer e não há muito o que se discutir. Esses acontecimentos vêm do mundo espiritual, visto que Nion representa a conexão da terra com o Outro Mundo. Assim, Nion age como uma chave para um portal, um caminho de ascensão espiritual e contato com o divino, com o sagrado. Nion aponta para mudança, concretização do destino, evolução espiritual e mental. Invertida, pede que o consulente mude, evolua e busque encontrar seu destino. Pede que se tome consciência de suas ações, visto que a teia da vida está sendo tecida e nós e o universo somos unos, agindo responsivamente. Equilibre-se e harmonize-se com o seu meio, tenha consciência de que você não é um ser isolado e observe a situação de um ângulo mais amplo, expanda sua visão e seus horizontes.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven 



Nenhum comentário:

Postar um comentário