quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Erva-cidreira: Propriedades mágicas e medicinais

Avisos paroquiais: ervas e plantas não são brincadeira, ok? Pesquise muito a respeito da erva antes de fazer uso medicinal e, se tiver dúvida, não use! 

Ao pesquisar sobre essa erva, deparei-me com uma confusão enorme. Parece que existem duas ervas-cidreiras, uma "verdadeira" e uma "falsa" ou "brasileira. A "falsa" é muito conhecida por mim, tenho um pé em casa e cresci fazendo uso de seu chá. 
A erva-cidreira verdadeira (melissa officinalis) é uma planta herbácea da família do hortelã/menta e do boldo, nativa da Europa meridional. Suas folhas são maiores e mais claras que as do hortelã e suas flores são brancas ou rosáceas. Gera frutos de cor parda e lisos. É uma erva muito utilizada na aromaterapia, como calmante e facilitadora do sono. É também utilizada de forma ornamental para atrair abelhas, como ingrediente para perfumas e cremes dentais. Seus principais usos medicinais, em forma de chá ou óleo essencial, são para problemas de digestão e como calmante.
A erva-cidreira falsa ou brasileira (lippia alba) é uma planta nativa Sul do Texas, nos Estados Unidos, México, Caribe, América Central e América do Sul. É uma planta com flor da família Verbenaceae. Pode atingir até 1,5m, possui vários ramos e suas flores podem ser brancas, cor-de-rosa, azuis ou roxas. Também possui propriedades calmantes e atua em problemas digestivos, seu uso mais comum é em forma de chá de suas flores e folhas. Seu aroma é característico e forte.

Propriedades mágicas e sugestão de feitiços
A erva-cidreira (pelo que pesquisei, a "verdadeira") tem fortes propriedades mágicas sobre o amor, sucesso e cura. Para sucesso e prosperidade em área material, queime suas folhas no caldeirão. Para amor, coloque folhas dessa erva em uma garrafa de vinho, deixe sob a Lua Crescente e beba junto com a pessoa amada para fortalecer e frutificar sua relação. Para cura e saúde, faça um bom chá de erva-cidreira e beba quente ou gelado.
Nota: De acordo com minha pesquisa, cheguei à conclusão de que essas duas ervas são muito parecidas em aparência e propriedades medicinais. No saber popular, se confundem e são usadas como uma, então, magicamente, sou da opinião de que as duas devem ter também os mesmos poderes.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário