A água é um dos quatro elementos trabalhados e estudados na wicca e bruxaria, principalmente bruxaria verde e bruxaria natural. Os outros elementos são a água, o ar, o fogo e há também um elemento extra, mais subjetivo e controverso, o espírito.
A água está presente em tudo e, assim como a terra, é um elemento associado ao corpo da Deusa, o fluido de seu grande útero no qual vivemos. A água circula em nós com fluidez, presente em todos os órgãos e tecidos, sendo mais associada ao sangue. Seu símbolo é um triângulo invertido, remontando a um cálice, seu objeto de maior valor simbólico.
A água rege as emoções, seu aspecto fluido e constantemente em mudança remete às emoções humanas, que vão de gelo a vapor num instante. Quando nos harmonizamos com esse elemento, ele nos proporciona domínio sobre nossas emoções, clareza quanto aos nossos sentimentos, estabilidade emocional, força mental, adaptabilidade e resiliência perante às situações adversas, facilita reflexões e cura emocional. No entanto, quando há um desequilíbrio ou excesso de elemento água em nós, gera emoções frágeis, confusão e caos mental, indecisão, inveja e rancor, emoções à flor da pele, estresse e tristeza sem motivo.
O elemento água rege os signos de câncer, escorpião e peixes. Está associado aos rios, lagos, nascentes, à chuva, oceanos, cachoeiras, poços, orvalho e seus elementais são as ondinas, sereias e ninfas da água.
A água purifica, harmoniza, limpa, hidrata e proporciona a leveza de uma lagoa. No entanto, a água também está na fúria dos mares, das tempestades e maremotos, sendo responsável por brigas e estresse, daí a importância do equilíbrio com esse elemento. O contato com o elemento água requer do praticante a ciência de que a água é essencial para a existência da vida. A água é um bem escasso atualmente, devido a desequilíbrios ambientais causados pela ação humana, por isso, é necessário que cada pessoa tome consciência da importância de se valorizar, proteger e preservar a água, usando uma gestão hídrica sustentável no dia-a-dia. Seja grato ao lavar o rosto de manhã, ao beber água e usá-la para cozinhar e limpar, use o banho como uma forma de entrar em contato com esse elemento.
A seguir, um pequeno poema de minha autoria em honra ao elemento água:
Fluida, corrente e moldável,
Salve a água que aguça a intuição,
Salve a água que acalenta o coração.
Suave, abundante e fertilizante,
Saúdo a água que harmoniza,
Saúdo a água que purifica,
Saúdo a água que fortifica.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário