Fearn ou Alder é a terceira letra do alfabeto celta Ogham, é ligada ao amieiro, representa a letra F e pronuncia-se fian.
O amieiro (ainus glutinosa) é uma árvore típica da Europa, sendo encontrada principalmente em Portugal, e também na América do Sul, principalmente no Chile. Pode chegar até 35 metros e viver por até 120 anos, seus frutos são parecidos com pinhas. O amieiro é bastante resistente a água e regiões úmidas e, devido a características de sua madeira, é bastante utilizada na fabricação de instrumentos musicais. O amieiro é uma árvore que floresce no inverno, depois que suas folhas caem.
O amieiro é uma árvore associada a cura e diagnóstico de doenças, associado e utilizado em rituais de honra à Deusa Astarte. Quando cortado, o amieiro solta uma seiva escura, parecida com sangue, que era utilizada como tinta, usada pelos guerreiros para se pintarem antes de batalhas, a fim de atrair proteção e vitória.
Em sentido oracular, a fid fearn traz ou pede que haja proteção em todos os aspectos, pois sua madeira resistente e "sangrenta" era usada para confeccionar e pintar os escudos dos guerreiros, visando proteção e vitória nas batalhas. Fearn pede determinação, foco, exige uma posição definida e o fim da indecisão e insegurança. Pode simbolizar o prenúncio de perigo, então, aconselha que o consulente se proteja. O caminho pode estar difícil, o mar pode estar agitado, mas com determinação, fearn garante que tudo ficará bem, fearn exerce sua proteção. Fearn diz: "chega de brincadeiras, de indecisão, de protelar! Tome uma posição e seja determinado em sua escolha".
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário