Na mitologia grega, Perséfone se chamava Kore e era uma bela jovem, filha de Deméter, a Deusa da terra, agricultura e abundância. Kore era a Deusa da primavera, regia as flores e a fertilidade e jovialidade da natureza. Kore possuía uma beleza única e delicada que atraía muitos pretendentes, mas sua mãe jamais permitiu que nenhum pretendente se aproximasse, por medo de que sua amada filha fosse levada para longe.
Certo dia, ao colher flores no campo, Kore viu surgir do interior da terra uma carruagem puxada por cavalos negros e conduzida pelo Deus Hades, senhor do mundo inferior. Hades sequestrou Kore e o levou consigo para o submundo, onde a Deusa jovem se tornou mulher, tornando-se esposa de Hades e senhora do submundo, por ter comido sementes de romã.
Deméter, desolada pelo rapto de sua filha, parou de fertilizar a terra e conceder-lhe seu poder, então o mundo caiu num profundo inverno, a terra se tornou inóspita e todos passavam fome. Um trato foi feito entre Zeus e Hades, para que Deméter ficasse novamente feliz: Perséfone passaria três meses do ano no submundo com Hades e nove meses na terra com sua mãe, sendo novamente Kore. Daí surge o mito das estações do ano, na primavera Perséfone volta para a terra e sua mãe fica feliz durante todo o verão, no outono, Deméter vai se entristecendo por chegar a hora de sua filha partir, e no inverno a terra sofre com Deméter, tornando-se fria e infértil por longos três meses.
O equinócio de primavera marca o renascimento da terra, Deméter, com a volta de Kore. As flores e os animais novamente ganham vida para saudar a jovem Deusa, o sol brilha cada vez mais forte e a terra se torna cada vez mais fértil. A alegria de Deméter e Perséfone contagia toda a natureza e precisamos deixar que nos contagie também!
Sugestão de ritual com Deméter e Perséfone no equinócio de primavera
Prepare um altar com velas brancas, rosas e verdes, flores, leite e mais símbolos que remetam ao renascimento e fertilidade. Feche os olhos e visualize a subida de Perséfone do submundo, sua aparência e vestes mudando, suas feições ficando jovens e o sorriso em seu rosto. Kore surge na terra como uma iluminada jovem, então toda a natureza ganha vida, o sol brilha, as flores desabrocham, o chão se torna verde novamente. Veja Deméter e sinta sua alegria, veja o abraço entre as duas, sinta a vida e o renascimento. Deixe sua saudação à Kore, dê-lhe boas vindas e deixe que sua jovialidade e alegria tome conta de você.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário