sábado, 1 de setembro de 2018

Cailleach: Ânciã da Terra, Deusa do Inverno, Morte e Transformação

Cailleach é uma das divindade mais antigas do panteão celta, sendo considerada até, muitas vezes, como uma Deusa pré-céltica. Essa é uma Deusa considerada negra, ou seja, regente da morte, transformação e fim de ciclos. Cailleach é uma Deusa anciã, de rosto azul, capuz, segurando um cajado em uma mão e um caldeirão em outra.
Cailleach é a própria terra, é o útero do qual tudo vem e para o qual tudo vai. É ela quem decide quando começa e termina a vida, sendo a ceifadora, a própria morte. Seu reinado é no inverno, sendo em Samhain, quando a metade escura do ano se inicia, que sua soberania se estende sobre a terra. No inverno tudo morre, a terra congela e Cailleach vaga pelas colinas e montanhas. Esta Deusa representa o aspecto mais brutal e destrutivo da natureza, é uma Deusa invernal, regente das tempestades, construtora de montanhas e colinas. É a anciã, sábia e feiticeira transformadora.

Cailleach é associada à verdade, aos aspectos negros e ocultos de nós mesmos. Rege a transformação, a morte, a sabedoria, a terra em seu aspecto mais cru e brutal, as tempestades e o inverno. 





Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário