terça-feira, 9 de abril de 2019

Estudos sobre Ogham: Fid Tinne

Mais uma postagem sobre o alfabeto oracular celta, o Ogham. Hoje o nosso estudo é voltado para a oitava letra, Tinne/Holly, que representa a árvore de azevinho, a letra T e pronuncia-se "tchínia".

O azevinho (Ilex Aquifolium) é um arbusto da família Aquifoliaceae, muito utilizado para fins ornamentais, devido aos seus frutos vermelhos, conhecidos como azevinhos ou bagas. É um arbusto muito comum na Europa que pode chegar até a 6 metros de altura e pode viver até 100 anos ou mais. Produz pequenas flores brancas e, como dito acima, frutos vermelhos. Esses frutos amadurecem no fim do verão e persistem por todo o inverno, não sendo comestíveis e podendo até ser tóxicos.

Como já mencionado, os frutos do azevinho são tóxicos. No entanto, suas folhas são utilizadas com finalidade medicinal, na forma de chás e infusões. É um excelente analgésico, anti-depressivo, diurético, laxante, trata males do estômago e intestinos, reumatismo, cãibras, etc. 

O azevinho é considerado o "arbusto de Natal", isso porque os pagãos muito utilizavam esta erva para suas comemorações de Yule, o solstício de inverno, que comemorava o nascimento do sol e a época de esperança e renovação, apesar do inverno. Há uma lenda que diz que um beijo sob um azevinho significa compromisso entre um casal. Conta-se que os druidas colocavam ramos de azevinho nas portas e janelas, a fim de espantar maus espíritos, nascendo daí a tradição de colocar guirlandas nas portas e janelas no Natal. É uma planta associada magicamente à prosperidade, renovação e renascimento, proteção e purificação, fertilidade e amor.

Em seu sentido oracular, Tinne diz que chega de bater de frente consigo mesmo ou com os outros. Chega de discussões e indecisões, a vida não precisa ser 8 ou 80! Tinne diz que precisa haver equilíbrio, harmonia e, principalmente, justiça. É preciso ouvir todos os lados, considerar todas as opções, pois não existe somente uma escolha certa. Tinne é o caminho do meio, da sabedoria, da transformação, do equilíbrio e da justiça. 


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário