sábado, 14 de julho de 2018

O Elemento Terra

A terra é um dos quatro elementos trabalhados e estudados na wicca e bruxaria, principalmente bruxaria verde e bruxaria natural. Os outros elementos são a água, o ar, o fogo e há também um elemento extra, mais subjetivo e controverso, o espírito. 



A terra representa o corpo da Deusa, da Grande Mãe geradora e nutridora, pois nos dá a sustentação nesse mundo e nos fornece os frutos, grãos e ervas necessários para a nossa sobrevivência. A terra se manifesta em nós nos aspectos de maternalidade, constância, rotina, sustentação, estabilidade e está associada ao corpo físico, a boa saúde a satisfação de necessidades básicas. A terra é base e sustentação de qualquer coisa, ela nos abriga e garante a continuidade da vida.

A energia da terra favorece a sustentação, ganho material, boa saúde, prosperidade, fertilidade em qualquer área, relacionamentos familiares, morte e renascimento. Essa energia se encontra no chão cru, jardins e quintais, todos os cristais e pedras, plantas e ervas no geral, cavernas e colinas, montanhas, bosques e florestas, em nossos ossos e corpo físico.

A terra rege os signos de capricórnio, virgem e touro, está associada à direção norte e tem como elementais os duendes, gnomos, ninfas, elfos, dríades, sacis e faunos. Todas as Deusas com forte aspecto de mãe, de nutridora e geradora estão associadas a esse elemento.

O contato com o elemento terra exige por parte do praticante a ciência de que a terra é tudo, de que ela nos sustenta, nos nutre e é o início e fim da vida. Honrar o chão que pisamos, o alimento que comemos, saudar as árvores e plantas, sentir-se grato pelos ciclos da natureza e valorizar a família são atitudes de quem quer estabelecer contato com esse elemento e trazer seus benefícios para sua vida.

O excesso de elemento terra em nós pode trazer aspectos de excesso de proteção e controle com as pessoas, medo de arriscar e sair da zona de conforto, apego demasiado a rotina e procedimentos, medo do futuro e ansiedade, dificuldades de socialização e excesso de interiorização. Trabalhar esses aspectos é importante para garantir o equilíbrio da energia da terra presente em nós. Um bom exercício é pisar na terra com pés descalços e senti-la sugando os excessos, aterrando a energia e os aspectos excessivos.


Abaixo, um poema meu em honra ao elemento terra:

Terra mãe, geradora, nutridora,
Terra crua, terra nua,
Terra chão, fonte de abrigo força,
Terra minha, terra sua.

Gratidão pela boa saúde,
Gratidão pela casa e alimento,
Gratidão pela família e amigos,
Gratidão pelo trabalho e fonte de renda.

Nos conceda força em nossos corpos,
Sustentação sob nossos pés,
Saúde em nosso povo,
Harmonia, estabilidade e boa fé.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário