Hoje vou falar a respeito do funcho ou erva-doce, suas utilidades medicinais e mágicas, além de sugerir um feitiço a ser feito com essa erva que amo tanto.
Avisos paroquiais: ervas não são brincadeira, ok? Pesquise muito a respeito da erva antes de fazer uso medicinal e, se tiver dúvida, não use!
Na minha região, o funcho (Foeniculum vulgare) é muito mais conhecido como erva-doce, comumente usado em chás, devido ao seu sabor. Pode ser confundido com o anis e o anis-estrelado, mas sua diferença mais marcante está nas suas folhas fininhas e ralinhas.
As sementes são usadas frescas, em chás junto com as folhas, e secas, em biscoitos, bolos e broas, principalmente de fubá. Minha avó sempre põe funcho/erva-doce nos biscoitos de goma (polvilho). Suas propriedades medicinais incluem a ação no sistema digestivo, atuando no alívio de desconforto por má-digestão, cólicas e gases. É uma erva tranquila de ser tomada, mas claro, exige pesquisa e cuidados, não podendo ser tomada em excessos, principalmente por gestantes e crianças.
Propriedades mágicas
O funcho/erva-doce é uma erva associada a proteção, purificação e saúde. Afasta os males e negatividade, principalmente do corpo físico, trazendo saúde e purificação. Pode ser associada a família, proteção do lar e saúde dos familiares.
Feitiço com funcho ou erva-doce
Uma coisa que adoro, como filha do elemento terra, é magia natural e magia da cozinha. Aqui em casa temos um pé de funho/erva-doce muito usado para fazer chás, que tomamos mais frequentemente gelados. Assim, minha sugestão é fazer um chá de funcho/erva-doce para proteção do lar e saúde da família.
Colha as folhas e ramos de sementes do funcho/erva-doce (é claro que você pode comprar, caso não tenha acesso a um pé da erva) na quantidade necessária para o número de pessoas que você deseja oferecer e lave bem para tirar qualquer sujeira ou insetos. Sempre, SEMPRE, peça permissão antes de colher qualquer planta e agradeça a mesma por te fornecer o que você precisa, ok? Coloque a quantidade de água necessária para ferver e, quando ferver, desligue, coloque a erva na água e abafe. Visualize a energia da erva se espalhando pela água e mentalize proteção para sua casa, saúde e purificação para os membros da sua família. Agradeça e sirva quente ou gelado.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário