segunda-feira, 23 de julho de 2018

Deusa Dana: Mãe da Irlanda, Deusa da Fertilidade e Abundância

Dana/Danann/Danu/Ana é a Grande Mãe dos povos celtas irlandeses, seu nome significa conhecimento e ela é a matriarca dos Tuatha de Dannan, a Tribo de Dana, seres detentores de conhecimento, habilidades mágicas e artísticas, presentes na mitologia irlandesa.

Dana é associada à soberania da natureza, como fonte de fertilidade e abundância, regendo a comunidade, a família, a proteção, segurança espiritual e material e a justiça. Ela é a mãe dos Tuatha de Danann, consorte de Bilé e, às vezes, mãe ou consorte de Dagda. Em sua homenagem existe um local de culto na Irlanda, são duas colinas, chamadas de Chich Anu ou Pops of Anu, em formato de dois seios que representam a fertilidade e abundância dessa Deusa, que personifica a terra.

O grande mito de Dana diz que ela nasceu em um clã de dançarinos que viviam ao longo do rio Alu. Desde cedo, era dotada de sabedoria e dons místicos e, certa vez, Dana sonhou com uma ilha, para onde seu povo deveria ir, seguindo o rio de barca, entre as brumas, até chegar ao mar e avistar a ilha, onde deveriam se estabelecer e construir um templo. A ilha era a Irlanda e a viagem foi feita. Assim, Dana é associada ao rio, às brumas, a travessia, ao destino.

Seu aspecto de mãe e sábia é muito forte, sendo invocada para fertilidade, abundância, conhecimento, proteção, prosperidade, assuntos ligados a família, sustentação e vida em comunidade.

Abaixo, um poema de minha autoria em honra a Deusa Dana:

Mãe, líder, matrona.
Ela é Dana!
Com a Ilha Verde ela sonhara,
logo a viagem fora planejada.
Abundância, sustento e fertilidade,
fez Dana o seu povo crescer com felicidade.
A Mãe que amamos,
A Terra que reverenciamos,
que nos dá sonhos e profecias,
nos dá amor e muitas alegrias.
Cubra-nos com teu manto, oh Dana.
Mãe dos Deuses, Mãe dos homens,
que possamos amá-la infinitamente,
com nosso corpo, espírito e mente!




Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário