quinta-feira, 6 de junho de 2019

Estudos sobre Ogham: Fid Quert

Continuando os estudos sobre ogham, hoje abordo a décima letra do alfabeto oracular celta, Quert/Apple, que representa a árvore macieira, a letra Q e pronuncia-se quert.
A macieira (malus domestica) é uma árvore de porte pequeno, originada na Ásia Ocidental, da família rosaceae. Floresce na primavera e dá seus conhecidos frutos, as maçãs, no outono. A maçã é ótima para os dentes, rica em fibras e vitaminas, ajuda a combater a diarreia e a equilibrar o intestino. Além disso, previne colesterol, diabetes, alguns tipos de câncer e auxilia na digestão.

A maçã é um fruto carregado de misticismos e está presente na mitologia de vários povos. Para os nórdicos, eram símbolo de juventude e vida eterna, visto que a Deusa Iduna cultivava uma macieira que fornecia juventude eterna aos Deuses de Asgard. Na Grécia Antiga, a maçã era considerada o fruto do amor. Foi também uma maçã que concedeu à Eva e Adão o conhecimento, na tradição cristã, fazendo com que fossem expulsos do paraíso e levando-os a pecar. Para os povos galeses, a terra sagrada de Avalon contava com um belíssimo pomar de macieiras, sendo este lugar místico, muitas vezes, referido como Terra das Macieiras.

Em seu sentido ogâmico, Quert representa um tipo de loucura e demência divina, trazida pelo conhecimento e elevação espiritual. Demonstra uma longa jornada por essa loucura. Está associada também ao amor, paixão e desejo sexual que, de certa forma, são também uma espécie de loucura. É o êxtase dos poetas e apaixonados. Pede que o consulente seja mais flexível, menos preocupado com a opinião alheia. Uma oportunidade se mostra, seja em relação ao amor ou ao conhecimento, aproveite! Quert mostra muitas oportunidades, mas só uma escolha é a correta, múltiplos caminhos não levarão à nada. É o símbolo da vitalidade, juventude, vida eterna e brilhantismo.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário