sexta-feira, 7 de junho de 2019

Deuses Celtas: Arawn, Arianrhod e Arddhu

Mais uma vez, abordo nessa postagem aspectos de três Deuses encaixados na chamada mitologia celta.

Arawn
Para os povos que habitavam o País de Gales, os chamados galeses, Arawn era o rei do submundo, senhor do Outro Mundo, que morava em um castelo sobre o mar, visto como um palácio de vidro. Esse lugar, chamado Annwn, era belo e repleto de fartura e abundância. Arawn possuía um caldeirão chamado de Caldeirão da Abundância, objeto presente nas lendas Arthurianas, onde é narrado uma viagem de Arthur e seus companheiros para resgatarem o caldeirão. 
Arawn é considerado um Deus da morte, guerreiro e caçador universal. É uma potência masculina muito forte e soberana. Annwn é o seu reino, para onde os mortos vão e onde tudo é eterno e abundante. 


Arianrhod
Arianrhod é uma querida Deusa galesa, associada à Lua, céu e estrelas, ligada à fertilidade, feminilidade, ciclos e iniciações, roda do ano, magia, renascimento e à noite. O seu nome significa "roda de prata" ou "ciclo de prata", demonstrando clara a sua associação e ligação com a Lua. É uma Deusa donzela, virgem e contraparte do Deus Olwen, cujo nome significa "a roda de ouro".

Essa Deusa, também é fortemente associada ao mar, tem pele clara e luminosa e possui o caldeirão, círculo e porca branca como símbolo. Também é associada ao submundo e diz-se que seu castelo fica na boreal e na via láctea, em meio às estrelas. Associada ao submundo, Arianrhod se encarregava de recolher as almas dos guerreiros mortos em batalha a fim de levá-los até Moonland.

Seus aspectos mitológicos mostram essa Deusa presente no conto conhecido como "Math, o Filho de Mathonwy". Math era um rei mago que, para manter seu poder e reinado, deveria estar sempre com os pés no colo de uma virgem. Assim, a virgem moça Goewin era a fonte do poder e reinado de Math. Arianrhod possuía Gwydion como irmão que, por sua vez, era irmão de Gilvaethwy, que se apaixonou pela jovem Goewin, mas não podia confessar seu amor, visto que a moça estaria sempre com os pés de Math em seu colo, exceto se uma guerra ocorresse. Gwydion, utilizando de mentiras, enganos e magia, fez acontecer uma guerra e Math foi batalhar. As consequências dessa guerra geraram um banho de sangue e a morte do rei Pryderi, filho de Pwyll e Rhiannon.
Gilvaethwy foi até o castelo do rei mago Math e sentou-se arrogantemente onde o rei se sentava quando estava no castelo. Expulsou todos os presentes no salão, obrigando Goewin a ficar com ele. Gilvaethwy estuprou Goewin e a jovem ficou desesperada, pois, por não ser mais virgem, não poderia mais manter o poder e a soberania de seu rei. 
Quando a guerra acabou, Math voltou ao seu castelo e Goewin contou-lhe tudo que acontecera, do seu estupro às armações de Gilvaethwy para causar a guerra. Math castigou os dois irmãos, transformando-os em animais, e casou-se com Goewin para manter sua honra. No entanto, Math ainda precisa de uma virgem e Gwydion sugere sua irmã, Arianrhod, que é chamada por Math e tem sua virgindade testada, ao pisar em uma vara mágica. Ao pisar na vara, Arianrhod dá a luz a um menino, Dylanail Don e um outro ser, que viria a ser Lleu Llaw Gyffes. Dylan se torna um espírito do mar e foge para o oceano, enquanto que Llew Llaw Gyffes fica em posse de Gwydion e sofre três maldições por parte de Aruanrhod ao longo da vida.

Arddhu
Arddhu, "o escuro" é green man, Deus que habita matas e florestas e é representado como um homem com o rosto coberto por folhas. É o Deus da natureza, da vida selvagem, dos animais, fertilidade e renovação. 


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário