sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Roda do Ano: Sabat Lughnasadh ou Lammas

Lughnasadh ou Lammas é o sabat que marca a Primeira Grande Colheita, celebrada em 02 de fevereiro, no Hemisfério Sul. É um festival voltado para o campo e a agricultura, onde se comemora com agradecimentos e oferendas a fartura e a abundância das colheitas. Simboliza a gratidão, a prosperidade, a fertilidade e a fartura. 

Na tradição wiccana, o Deus está mais velho, porém ainda forte e fértil. A Deusa está grávida e a natureza inteira está abundante, iluminada e cheia de vida. No entanto, sabe-se que logo o Deus Sol chegará ao seu declínio e, por isso, em Lughnasadh, celebra-se a gratidão pela fertilidade e pelas boas colheitas.

Os grãos são muito representativos nesse festival, sendo usados para o preparo do pão, o maior símbolo de Lughnasadh. O tradicional pão de Lammas é feito com trigo ou milho, a fim de ser consagrado e oferecido aos Deuses, em seguida partido entre a família, como forma de atrair a prosperidade, a abundância e o sustento material e espiritual. 

Em Lughnasadh, as sementes que foram plantados na primavera finalmente dão seus frutos. Trazendo para a nossa realidade, Lughnasadh simboliza a concretização de nossos projetos e sonhos pelos quais temos trabalhado. Não está colhendo bons frutos? Reflita sobre o que você plantou ao longo do último ano e, ainda assim, agradeça pelas experiências vividas. Esse sabat fala em sacrifícios, pois logo o Deus se sacrificará para que possa renascer e trazer de volta a vida. As sementes devem ser sacrificadas para que novas plantas nasçam. Agradeça pelos sacrifícios feitos por você, seja pelos Deuses e pela natureza, seja por pessoas que amam você. E quanto aos seus sacrifícios? Você está fazendo o esforço necessário na sua própria jornada?

Entre os costumes e tradições de Lughnasadh, destacam-se grandes festas com muita comida, jogos e competições. Oferecia-se uma pequena parte da primeira colheita, queimando-a ou enterrando-a em colinas, a fim de garantir fartura e prosperidade, além de agradecer pelo que foi colhido.

Algumas atividades a serem feitas em Lughnasasd são: deixar uma oferenda para o Povo das Fadas, fazer o Pão de Lammas, fazer uma limpeza na casa, brinque, ouça música, divirta-se, pois esse é o sabat mais alegre e festivo da Roda do Ano.

Sugestão de Ritual para celebrar Lughnasadh
Se tiver tempo, reserve um período deste dia para limpar sua casa, organizar suas coisas e resolver pendências financeiras. Faça um pão ou bolo, ou compre um, mas recomendo que faça, colocando naquela massa toda a sua gratidão e desejos de prosperidade e abundância. Para montar o seu altar, coloque em um prato o pão ou bolo, alguns grãos representativos de sustento e fartura, como arroz e feijão, flores e frutos abundantes da época. Acenda uma vela amarela e uma verde e atribua a cada uma delas uma Deusa da terra e agricultura e um Deus solar, como Talitiu e Lugh. Escreva em um papel as coisas pelas quais você é grato, até as mais simples, agradeça pela sua colheita. Chame os Deuses, honre-os, ofereça a eles os alimentos, peça abundância, prosperidade e proteção e faça seu banquete. Enterre um pouco dos grãos, um pedaço do pão ou bolo e seus agradecimentos em oferenda aos Povos das Fadas.

Abençoado Lughnasash!



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário