quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Musgo: Propriedades Mágicas e Medicinais

Avisos paroquiais: ervas e plantas não são brincadeira, ok? Pesquise muito a respeito da erva antes de fazer uso medicinal e, se tiver dúvida, não use! 

Os musgos são uma espécie de Briófita que se desenvolve em solos úmidos, geralmente no interior de florestas e próximo a rios. Os musgos não possuem sistema vascular e são plantas pequenas e rasteiras, com ciclo de vida baseado em gerações. Existem cerca de 9.500 espécies de musgos, divididas em três classes: Andreaeidae (musgos-de-granito), Sphagnidae (musgos-de-turfeira) e Bryidae (conhecidos como “musgos verdadeiros”).

Não encontrei muitas informações confiáveis sobre propriedades medicinais dos musgos, devido à enorme variedade de espécies existentes no planeta. O musgo esfagno foi usado durante a 1ª Guerra Mundial para tratar as feridas de soldados ingleses, devido à sua capacidade de absorver líquidos, nesse caso, sangue. Essa espécie de musgo também possui propriedades bactericidas e fungicidas, reafirmando sua atuação benéficas sobre feridas na pele.

Propriedades mágicas e sugestão de feitiço
O musgo terrestre era uma planta sagrada para os druidas e apenas os sacerdotes com mais elevado grau de sabedoria poderiam colhê-lo. Era muito utilizado em rituais e bênçãos de proteção.
Se tiver acesso a uma colônia de musgos, colha-os após a noite da primeira Lua Minguante e guarde consagre da forma que achar melhor para a proteção.




Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário