sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Roda do Ano: Sabat Litha

Litha é o sabat que marca o solstício de verão, ou seja, o primeiro dia da estação verão. No hemisfério sul, é comemorado entre 20 e 22 de dezembro. Esse festival celebra o auge do poder do sol, o dia mais longo do ano e a noite mais curta. Simboliza o domínio da luz, a abundância e fertilidade sobre a terra. Também é conhecido como A Primeira Colheita, pois era nessa época que os povos antigos, que dependiam da agricultura, colhiam os primeiros grãos plantados na primavera.

Na tradição wiccana, neste sabat o Deus Sol está em sua máxima de poder, mais quente e luminoso do que nunca, e a Deusa Terra está grávida do filho que eles conceberam em Beltane, mais fértil e abundante do que nunca. É uma época de extremo poder dos Deuses, que estão ambos em seus momentos mais férteis e plenos em seu poder e amor.
Litha também representa e o auge e o declínio do Deus, que, a partir desse dia, começará lentamente a envelhecer e declinar para, então, morrer em samhain.

Em Litha, toda a natureza vibra em sintonia com os Deuses. É uma época ótima para colher ervas, cristais, entrar em contato com as fadas e elementais e celebrar a vida com alegria. É um festival muito propício para rituais de cura e saúde, harmonização, renovação e prosperidade.

Celebrando Litha
Acenda uma vela ou deixe alguns doces em oferenda aos elementais. Abra bem as janelas, deixando a luz do sol entrar, cozinhe uma refeição fresca, como uma salada com vegetais, faça uma salada de frutas da estação ou um suco caprichado. Faça uma lista de coisas pelas quais deseja agradecer nessa primeira colheita e leia-as na hora do seu ritual. Ritual este que pode ser bem simples, com uma vela amarela e outra branca representando os Deuses, uma comida em oferenda, onde você vai celebrar e recepcionar o verão, honrar a fertilidade dos Deuses, agradecer por tudo e pedir que seus projetos prosperem, que você e sua família sejam protegidos e abençoados.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário