terça-feira, 31 de julho de 2018

Roda do Ano: Sabat Imbolc

Imbolc, Imbolg ou Oilmec é um dos oito sabats dos pagãos modernos, celebrado, no Hemisfério Sul, em 1º de agosto. O festival de Imbolc é de origem celta, com registros na Irlanda, Escócia e Ilha de Man, e celebra o retorno da luz após a parte mais obscura e fria do inverno e a contagem regressiva para a primavera.


É uma festa do fogo e das luzes, cuja Deusa honrada e reverenciada é Brigit, Deusa do fogo, inspiração artística e metalurgia, que rege os lares e traz a luz após o inverno. Imbolc salienta a importância do fogo como luz e fonte de calor durante o inverno, é um festival de gratidão e renascimento da terra e da tribo, que se prepara para a primavera vindoura. Imbolc simboliza esperança e persistência, luz após a sombra, calor após o frio.


O alimento mais tradicional de Imbolc é o leite, pois é nessa época que os alimentos estocados da última colheita acabam, mas os animais começam a lactar, garantindo o sustento para a tribo. O leite é reverenciado como fonte de vida e nutrição para o povo, sendo Brigit a senhora do gado, que garante fertilidade aos animais. 

Trazendo Imbolc para a nossa realidade moderna, esse sabat representa o cessar do frio do inverno e  o retorno gradual da luz do sol. Nos inspira gratidão e esperanças renovadas, favorecendo recomeços e renovações. Brigit é a senhora das luzes que nos guia na escuridão e abençoa nossos lares e famílias. Apesar de não sofrermos com a escassez de alimentos, o leite é reverenciado em honra a Deusa e aos antepassados. 

Celebrando Imbolc (1º de agosto)
O primeiro costume comum desse sabat é confeccionar a cruz de Brigit, que pode ser feita de palha ou junco. A cruz é pendurada em um lugar visível da casa com a finalidade de proteger o lar e a família de qualquer mal. A cruz é queimada e substituída por uma nova no Imbolc seguinte. Também há o costume de deixar pedaços de tecidos pendurados em uma árvore para que Brigit os tocasse e abençoasse com cura e proteção.

Acenda muitas velas, em locais seguros, pela casa, em honra a Brigit e ao sol que se fortalece, pedindo iluminação e calor para você e sua família. Cozinhe algum alimento em que o leite seja representativo, como um mingau ou arroz doce, mas ofereça uma taça de leite puro para Brigit, agradecendo pela continuidade da vida e fertilidade durante o inverno. Se você não toma leite, utilize algum alimento nutritivo e representativo para você, leites vegetais são ótimas opções. 
Celebre acolhendo a luz e calor que dia após dia crescem na natureza a sua volta. Agradeça muito pela fase mais obscura do inverno ter passado e a primavera estar se aproximando, relembre momentos difíceis que superou e dificuldades que você enfrentou, sinta-se renovado e aquecido. Ore a Brigit pedindo proteção e bênçãos para você e sua família e reverencie a força crescente do sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário