terça-feira, 24 de julho de 2018

Deusa Badb: Corvo das Batalhas e Deusa da Guerra

Badb (pronúncia: Bibe) é uma deusa do panteão celta irlandês associada à morte, aos campos de batalha e à guerra. Badb é muito confundida com a Deusa Morrigan, visto que as duas fazem parte de uma tríade de Deusas irmãs que compartilham mitos e características, As Morrignas, composta também pela Deusa Macha. Na minha opinião, tendo por base minha experiência de culto à Deusa Morrigan já a três anos, Badb e Macha são aspectos ou faces de Morrigan, sendo, assim, as três, uma mesma Deusa. 
Badb é a donzela das Morrignas e representa seus aspectos mais sombrios, regendo a morte, a violência sangrenta das batalhas, o fervor obscuro da guerra, a vingança e a perversidade nos campos de batalha. Badb detinha o poder da transformação, sendo vista como um corvo ou um lobo nas batalhas, em que confundia os guerreiros inimigos, a fim de favorecer seu lado preferido. Badb é uma mensageira da morte, detentora de presságios e profecias, visto que seu grito anuncia morte eminente. É uma Deusa também associada aos prazeres da carne, amor fervente e irresponsável.


Minha visão e experiência

Badb é o aspecto mais obscuro de Morrigan, representando sua sede pela morte e pelo sangue, sua perversidade e habilidade implacável em batalha, seu grito assombroso e espada certeira. Em nós, Badb requer coragem e não tolera covardia, sendo rigorosa em suas lições e até debochada, por vezes. Seu aspecto obscuro não incita em nós a violência, mas sim nos ensina a não abaixar a cabeça, não tolerar desrespeito e sermos implacáveis e não manipuláveis com quem nos quer o mal. Badb exige luta e coloca batalhas em nossas vidas a fim de nos testar e ensinar preciosas lições. Ela mostra que a morte é algo natural da vida e temos sim que matar! Matar medos, inseguranças, fraquezas, maus hábitos, a fim de nos tornarmos verdadeiros guerreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário