sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Valeriana: Propriedades mágicas e medicinais

Avisos paroquiais: ervas e plantas não são brincadeira, ok? Pesquise muito a respeito da erva antes de fazer uso medicinal e, se tiver dúvida, não use! 

Valeriana, também conhecida como erva-dos-gatos, é o nome dado ao conjunto composto por mais de 200 espécies do gênero valerianáceas. São nativas da Europa e norte da Ásia, mas podem ser encontradas por todo o planeta. Suas flores são brancas ou róseas e seu fruto constitui em uma pequena semente. Seu nome deriva do latim "valere", que significa ter saúde. Seu odor não é muito agradável aos humanos, mas possui um efeito de euforia em gatos, por isso também é chamada de "erva-dos-gatos".

Valeriana é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais. É indicada para tratar insônia, ansiedade, depressão, stress e males decorrentes do sistema nervoso, visto que ela é um calmante natural poderoso. Seu consumo geralmente é feito por meio de chá da raiz ou suplementos vendidos em lojas de produtos naturais. No entanto, em alguns casos, a valeriana pode agir como um estimulante. É contraindicado seu uso em excesso, por grávidas e lactantes e combiná-la com álcool. 

Propriedades mágicas e sugestão de feitiço
Possui propriedades mágicas ligadas ao amor, purificação e, claro, relaxamento. É bastante utilizada em feitiços que visem reconciliações, amenizar brigas e conflitos e harmonização de ambientes. É uma erva característica dos gatos, sendo, assim, consagrada à Deuses associados a esses animais. Seu chá ou incenso também pode ser utilizado para facilitar meditações e estados alterados de consciência.
Uma sugestão de feitiço simples com valeriana, é queimar um incenso ou espalhar gotinhas de seu chá pela casa, visualizando e pedindo harmonia no lar, acalmando os ânimos e trazendo paz para aquele ambiente.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário