A calêndula (calendula officinalis), bem-me-quer ou maravilha é uma planta nativa da África, pertencente à família Asteraceae, tendo sido trazida ao Brasil em meados do século XVIII. A calêndula possui como característica sua relação com o sol, assim, ela abre suas pétalas quando o sol nasce e as fecha quando o mesmo se põe. A sua relação com o sol gerou a palavra calendário, derivada de calêndula, visto que os calendários são baseados nos ciclos solares.
No Brasil, a calêndula é cultivada principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com fins ornamentais e para produção de medicamentos e cosméticos. A planta pode chegar a 50cm de diâmetro, suas flores são amarelo alaranjadas e possui toque aveludado e um perfume extremamente agradável. A calêndula é uma flor comestível, sendo usada em saladas e outros pratos.
Devido ao seu perfume e demais características, a calêndula é largamente utilizada na indústria cosmética, na produção de cremes, loções, sabonetes, shampoos, etc. Os usos medicinais da calêndula são também bastante conhecidos e comprovados, é utilizada na indústria farmacêutica e na medicina popular. Possui propriedades adstringentes, analgésicas, calmante, cicatrizante, entre outras. É bastante utilizada para tratar problemas de pele, como psoríase, queimaduras, acne e dermatite. Também possui ação de regular o ciclo menstrual, combater inflamações no útero e cólicas menstruais. Sua utilização inclui chás, óleos essenciais, sopas, saladas, etc.
Propriedades mágicas e sugestão de feitiços
A calêndula é uma planta regida pelo sol e pelo fogo, sendo, assim, símbolo do princípio masculino. É associada aos Deuses solares, proteção e prosperidade. O ideal é que sejam colhidas ao meio dia, quando o sol está a pino. Um banho de calêndula é capaz de dar força e vigor. Queimá-la no caldeirão atrai proteção e prosperidade.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário