Dian Cecht, também conhecido como Cainte ou Canta, é um Deus celta irlandês, associado às artes médicas e à cura. É conhecido como o curandeiro mestre dos Tuatha de Danann, sendo muito respeitado pelos outros Deuses, apesar de seu temperamento explosivo e invejoso. Juntamente com sua filha Airmed, Dian Cecht é o zelador da fonte Sláine, cujas águas possuem incrível poder de cura sobre doenças e feridas, exceto decapitação total ou morte.
Foi Dian Cecht quem projetou uma mão de prata para o Rei Nuada, após o mesmo perder seu braço e ser destituído como rei pelos Fomorianos. No entanto, seu filho Miach, que também desejada ajudar Nuada, foi capaz de superar seu pai, conseguindo regenerar a mão em carne e osso novamente. Dian Cecht ficou furioso com Miach e o matou, por ciúmes e orgulho por seu filho tê-lo superado nas artes curativas. Airmed, irmã de Miach chorou sobre seu túmulo e, onde suas lágrimas tocaram, nasceram todas as ervas curativas do mundo, pois Airmed também é uma Deusa de cura. Dian Cech, seu pai, novamente enciumado e sentindo seu orgulho ferido, espalhou as ervas aos quatro ventos, fazendo com que elas se perdessem da humanidade, que jamais conheceria todas as ervas curativas do mundo novamente.
Um Deus dotado de muita sabedoria e poder. Honre-o com respeito por sua grandiosidade e agradecendo por sua saúde. Se precisar de sua ajuda, lembre-se de jamais ser ingrato e nunca provocar sua fúria.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário