quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Estudos sobre Ogham: Fid Sail

Nessa postagem, darei continuidade ao estudo sobre o alfabeto oracular Ogham com a quarta fid, Sail ou Willow. Sail é a árvore de salgueiro, representa a letra S e pronuncia-se sále.

Salgueiro, salso, chorão ou salgueiro do rio é o nome dado ao conjunto de plantas da espécie salix, que habitam climas frios e temperados. Possui diversas variações, indo desde arbustos a árvores de grande porte. Algumas espécies são largamente utilizadas de forma ornamental, tendo esse costume vindo da China. Geralmente os salgueiros crescem à margem de rios e córregos, pois gostam de solos úmidos. 
As cascas de salgueiro são conhecidas por serem usadas pelos povos primitivos para o tratamento de febre e doenças como reumatismo. Possui ação analgésica, antipirético, antiagregante e antirreumática.

O salgueiro é uma árvore que simboliza a pureza, devido a ação de suas raízes em sugar a umidade do solo em que habita, purificando impurezas. Foi considerada uma árvore sagrada em muitas culturas, símbolo de morte e ressurreição, utilizada em funerais. É uma árvore também ligada à lua, à água e aos aspectos femininos, sendo, para os celtas, uma árvore bastante sagrada que se acreditava gerar inspiração poética para músicas, poesias, sonhos e encantamentos. 

Em sentido oracular, Sail representa mistério, magia e transformação. Essa fid aponta para o que está oculto, subentendido e sutil em nossas vidas. Sail chama para a meditação, reflexão e pede que se preste mais atenção os sonhos e na intuição, dando espaço para a antiga sabedoria surgir. Pare e reflita sobre sua vida, suas escolhas, seus passos, pois essa fid pede transformação, os sinais indicam que algo deve morrer, para que o melhor nasça. No entanto, vá com calma e preste atenção no caminho, use magia, resgate sua intuição e ancestralidade, adentre nos seus próprios mistérios. Pede paciência, cautela e percepção. 


Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário