quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Dagda: O Bom Deus

Dagda é um dos Deuses que compõe a mitologia celta irlandesa, sendo um dos líderes dos Tuatha De Danann. É conhecido como "O Bom Deus", é considerado um Deus da fertilidade e abundância, além de um guerreiro implacável e ser incrivelmente forte.

Dagda é descrito como um homem enorme, do tamanho de montanhas, seja por gordura ou músculos. Suas representações também incluem um enorme falo, demonstrando seu poder e potência masculina, sua fertilidade. 
Dagda muitas vezes é filho ou consorte da Deusa Danu, com quem teve Ogma como filho. Com Boann, Dagda se tornou pai de Oengus. Também tem como filha a Deusa Brigit.

O objeto associado à Dagda mais conhecido é sua clava mágica, que com uma extremidade, matava nova homens de uma vez e com a outra era capaz de devolver a vida aos mortos. Dagda também é o possuidor do Caldeirão da Abundância, um dos quatro tesouros dos Tuatha De Danann. Esse caldeirão tinha o poder de produzir uma infinita quantidade de alimento, sendo capaz de alimentar o mundo inteiro. Além disso, Dagda possuía um casal de porcos que poderiam ser comidos várias vezes, que voltavam à vida e um pomar que, independente da estação, dava frutos o ano todo. Dagda também possuía uma harpa mágica, feita de carvalho, que, com sua música, era capaz de conduzir as estações do ano.

Um mito conhecido sobre esse Deus, é o do nascimento de Oengus. Dagda tinha um caso com Boann, esposa de Elcmar e ela acabou engravidando. Para esconder a gravidez e a traição de Boann, Dagda fez com que o sol parasse de girar por nove meses, fazendo com que a gravidez durasse só um dia.

Outro mito conta da união entre Dagda e Morrigan, durante a Primeira Batalha de Magh Tuired. A Deusa guerreira deu à Dagda importantes informações sobre a batalha que os aguardava e eles fizeram amor, em um vale de corpos, ao anoitecer da noite de samhain.

Portanto, Dagda é um Deus associado à abundância, fertilidade, prosperidade, sabedoria, sexualidade, força, masculinidade, desejo, força, coragem e batalhas. Como oferendas, sugiro alimentos no geral,  especialmente carne e frutas, música e festa.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário