Lugh é um dos mais populares Deuses da mitologia celta irlandesa, sendo o festival de Lughnasad em sua homenagem. É o Deus do sol e da luz, extremamente belo e habilidoso nas mais variadas artes e ofícios
Lugh é um membro dos Tuatha De Danann, mas é mestiço, sendo filho de Cian, neto de Dian Cech por parte de pai e neto de Ballor, um rei da raça dos Formorianos, por parte de mãe. Uma profecia alertou o rei Balor de que ele seria morto por seu neto, o que o fez prender sua filha, Ethlinn, em uma torre de cristal e declarou que todos os seus netos fossem mortos ao nascer. Ethlinn deu a luz a Lugh, que foi salvo da morte por Tailtiu, sua mãe adotiva.
Na sua mocidade, Lugh é aceito pelos Tuatha De Danann pela suas incríveis e inúmeras habilidades em todos os tipos de ofício. Lugh tornou-se um exímio guerreiro e durante a batalha entre os Tuatha De e os Formorianos, perfura o olho de Balor e o mata, cumprindo a profecia que definiu sua vida.
Lugh torna-se rei dos Tuatha De Danann e tem um filho com a mortal Dechtire, que viria a se tornar o herói semideus Cú Culain.
Lugh é um Deus de luz e iluminação, que trouxe vitória e glória para sua tribo, sendo um lutador e merecedor de suas conquistas. Lugh é associado à colheita, abundância, fertilidade e luz solar. É um guerreiro que sempre trilha o caminho do bem, habilidoso e extremamente capaz. Simboliza a colheita de nossos próprios esforços, as sementes que plantamos sendo maturadas e prontas para a colheita.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Ótimo blog!
ResponderExcluir