Continuando o nosso estudo sobre o Ogham, alfabeto oracular celta, nesta postagem abordo sobre a sexta fid ou letra, Húath. Húath é a segunda áicme do Ogham e leva o nome de sua primeira letra, que simboliza a letra H, representa a árvore de Espinheiro-Branco e pronuncia-se húa.
Espinheiro-Branco (crataegus) é um gênero botânico pertencente à família rosaceae. A espécie a qual Húath representa é a Crataegus Monogyna, nativa da Europa, noroeste da África e Ásia Ocidental. É um arbusto ou árvore pequena que mede normalmente de 2 a 5m de altura, mas pode atingir até 10m. É uma árvore bastante ramificada e espinhosa, seus frutos são vermelho-vivos. Suas flores são brancas e desabrocham entre março e maio, os frutos aparecem em meados de agosto. Gosta de solos úmidos e frescos, sendo muito encontrada em margens de rios. Sua madeira é bastante dura, resistente, de cor branca ou rosada.
O Espinheiro-Branco possui uso ornamental, principalmente quando suas flores e frutos aparecem. É utilizada pelas suas propriedades medicinais desde a antiguidade, sendo capaz de tratar problemas de sono e ótima para auxiliar no tratamento de doenças cardio-vasculares, melhorando a circulação sanguínea. Também possui propriedades de melhorar a digestão e tratar diarreia. Seu uso mais comum é em forma de chá de suas folhas e frutos.
Em relação a suas propriedades místicas, o Espinheiro Branco era utilizado pelos Romanos, que colocavam um ramo desta árvore próximo a onde os bebês dormiam, para atrair proteção para a criança. Na Idade Média, se colocavam ramos nas portas também para proteção. Alguns historiadores afirmam que coroa de espinhos de Cristo era feita de Espinheiro Branco. Na tradição celta, essa árvore era considerada de muito respeito e abrigada o povo das fadas, dava má sorte àqueles que a cortavam.
Em seu sentido oracular, Húath simboliza a proteção e também dificuldades. A vida está ou vai te pregar boas peças, zombando da sua cara e testando sua paciência. O Espinheiro-Brando tem uma madeira extremamente dura e cheia de espinhos, imagine atravessar um campo cheio deles, é assim que vai te acontecer. Pede que você coloque todo o seu potencial mágico e espiritual em prática, para suportar e superar as dificuldades. Cuide do seu corpo, da sua mente, não descuide do espiritual e mantenha-se focado. Depois que essa fase passar, você sairá muito mais forte e sábio. Use Húath como amuleto de proteção e lembre-se sempre de ter paciência e não ser precipitado e impulsivo.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário