domingo, 19 de agosto de 2018

Os elementais da Terra

Os elementais da natureza, na wicca e bruxaria moderna, são considerados espíritos da natureza, criaturas encantadas que transitam entre os mundos físico e divino e guardam em si a essência de seu elemento, gerando equilíbrio e energia natural. Os elementais exercem as funções básicas de seu elemento natural e carregam em si a energia vital, divina e mágica da natureza. 
Esses seres podem ou não possuir uma forma definida, sendo, para mim, pura energia que ganha forma e personalidade quanto mais se aproxima e entra em harmonia com essa energia. O contato com eles faz parte do contato com os elementos em si, sendo, portanto, fundamental a prática de meditação, oferendas, atividades relacionadas ao elemento e cautela. 

Elementais da terra
Nessa postagem falo especificamente sobre alguns dos elementais associados ao elemento terra na literatura a respeito. É claro que tudo que se sabe não possui comprovação e cada um, com suas práticas, chegará a suas próprias crenças e conclusões. Mas é importante estudar e conhecer a mitologia associada a esses seres, conhecer suas características e estabelecer contato com essas energias.
Os elementais da terra vivem onde existe esse elemento e correspondem a energia que faz as plantas crescerem e darem flores e frutos, as mudanças sazonais da terra, a formação de minerais e rochas e todos os aspectos da terra em si. Tudo que é físico possui ligação com esses seres. Honrar essa energia e entrar em contato com os elementais é uma parte fundamental da magia e devoção pela natureza e o natural.

Duendes - São elementais da terra associados a vegetação, responsáveis pela vida das plantas em geral. Vivem em bosques, jardins, plantações, terrenos, hortas, vasos de plantas e onde quer que haja uma plantinha. São considerados amigáveis e um forte símbolo de boa sorte e fertilidade em todos os aspectos. Podem ser sinônimos dos gnomos em sua atuação junto à vegetação. São seres pequenos, parecendo velhinhos, associados a cor verde e vermelho, com chapéus pontudos. Eles regem o amor familiar, a cozinha, gostam de festas em família, fartura e abundância. Sabem tudo sobre ervas, alimentos, regem a cura e a boa saúde.

Gnomos - São muito parecidos com os duendes na aparência, mas suas características regem mais o reino mineral, subsolo, rochas, cavernas e montanhas. São extremamente trabalhadores, responsáveis, rotineiros e perfeccionistas. Sabem tudo sobre cristais, rochas e pedras, preferem o escuro e cuidam da parte obscura dos ciclos da terra, como a morte das plantas, decomposição dos animais, etc. Vivem em comunidade e valorizam a rotina, a constância e a firmeza.

Ninfas - São espíritos femininos que habitam a natureza, concedendo-lhe graça e beleza. As ninfas da terra vivem em bosques, proporcionando beleza e sabor aos frutos e flores, em harmonia com os animais e demais entidades. Elas curam, harmonizam e equilibram a natureza, sendo nutridoras e detentoras de sabedoria e dons proféticos. 

Elfos - São seres iluminados dotados de beleza e graça que vivem nos bosques encantados, perto de lagos e possuem forte ligação com a natureza. São conhecidos pela literatura europeia e as raízes mitológicas vem dos povos nórdicos. Os elfos vivem em comunidades e dificilmente fazem contato com pessoas, gostam de festas, boa músicas e são cultos, além de exímios guerreiros.

Dríades - São os espíritos das árvores, a essência delas, sua forma divina, cada árvore possui sua dríade e, se a árvore morrer, a dríade também morre. O ato de abraçar uma árvore, respeitá-la e reconhecer que ali dentro vive um ser vivo e não uma coisa é uma forma de honrar as dríades. Diz-s que, quando você planta uma árvore, ganha eternamente a simpatia e amizade da dríade que nasce com ela. 

Faunos - São seres metade homem, metade bode, com chifres e cascos que habita os bosque e rege fortemente a fertilidade dos campos, lavouras, dos animais e dos homens. Representa a fertilidade masculina que fertiliza a terra e garante a a vida. Os faunos tocam músicas e dançam, alegres nas florestas.



Beijos e bênçãos,
Valaya Raven


Nenhum comentário:

Postar um comentário