Angus Mac Og ou Oengus é um dos Deuses da mitologia dos povos celtas irlandeses, membro dos Tuatha de Danann, seus atributos são o amor, a beleza, juventude e a inspiração poética. Angus era filho de um romance secreto entre Dagda e Boan e, para esconder a verdade sobre a relação dos dois, Dagda fez o sol parar durante nove meses, a fim de que a gravidez durasse apenas um dia.
Angus é um Deus muito relacionado ao amor, possuía uma harpa mágica, cuja melodia inspirava artistas e amantes e seus beijos tornavam-se pássaros, que entregavam mensagens apaixonadas. Seu mito mais conhecido é "O Sonho de Angus", em que o Deus vê uma bela jovem em seus sonhos, por quem se apaixona e parte em busca dela. Ao encontrá-la, Angus descobre ser a jovem amaldiçoada à condição de cisne na noite de Samhain junto com as demais jovens de seu vilarejo. Angus, em uma demonstração de profundo amor, consegue diferenciar sua amada dos demais cisnes e, para libertá-la e ficar com ela, transforma-se também em cisne.
Angus representa a beleza e a doçura do profundo amor, a busca pela felicidade e alegria. Angus pode ajudar em amores impossíveis e dificuldades a dois e busca pelo amor profundo, sempre respeitando a vontade de ambos e a felicidade mútua.
Oferendas incluem músicas belas, aromas doces e florais, além de, claro, poesias.
Aqui você encontra uma poesia que escrevi em honra a Angus.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário