Aine é uma das Deusas do panteão celta muito cultuada pelos gaélicos da Irlanda. Bastante invocada no Solstício de Verão, Litha, é uma Deusa que rege as colinas, o verão, a fertilidade da terra, o prazer e a alegria. Aine é muito associada às fadas na mitologia celta e diz-se que é a Deusa do povo feérico, capaz de abrir e fechar os portais do Outro Mundo.
É uma Deusa dos Tuatha de Dannan e muitas vezes é citada como esposa, ora como filha do Deus Mananann Mac Lir. Por sua relação com o verão e as fadas, Aine possui como representação uma bela moça dourada, com vestes e feições delicadas, cujo brilho irradia e traz alegria. Diz-se que foi Aine quem depositou o aroma nas flores e ervas, então, uma bela forma de cultuá-la é queimando ervas e incensos.
Aine possui uma relação muito forte com as mulheres e é muito vingativa com quem as machuca ou ofende. Aine personifica o poder e a liberdade feminina, de ser luz por onde for e correr atrás daquilo que se deseja. Aine pode ser honrada para o amor, fertilidade em qualquer campo, beleza e autoestima, prazer e alegria, além de vingança contra injustiça com mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário