Pense nos povos antigos e em como eles plantavam e colhiam de acordo com o ciclo solar, numa atividade infinita de trabalho e sobrevivência. Muitos acham que esse conceito não é aplicado na vida moderna, pois basta ir ao mercado para conseguir comida, mesmo no inverno. Será mesmo?
Conectar-se com as fases e mudanças da natureza é fundamental para nos conhecermos de verdade e termos acesso ao divino dentro e fora de nós. Somos uma parte da natureza, não criaturas à parte dela e temos que reconhecer nossas raízes!
Hoje é o dia do equinócio de outono, um festival conhecido como Mabon.
Mabon é uma festa de colheita, pois antigamente era a época de colher os últimos frutos e grãos e estocá-los para o inverno. Trazendo isso para a nossa realidade moderna, é a época de agradecer e colher o que você plantou. Estudou muito e passou num vestibular? Tirou notas boas na faculdade? Agradeça. Conseguiu um emprego? Agradeça. Viajou ou realizou algo, por menor que seja? Agradeça. Agradeça aos Deuses e espíritos que te auxiliaram, aos amigos que ficaram do seu lado em tempos difíceis, aos seus pais, irmãos e parentes, aos seus professores e colegas de trabalho. Agradeça até aquelas pessoas que tentaram te atrapalhar e sabotar, pois elas, indiretamente, contribuíram para te fortalecer.
Segue uma sugestão de ritual solitário e extremamente simples que pode te ajudar a conectar-se com as energias de Mabon: Escreva num papel tudo pelo qual você quer agradecer e leve com você para um espaço ao ar livre (se não houver possibilidade, pode ser em casa mesmo, mas prepare o local com água, uma vela e uma planta, chame a natureza para onde você estiver). Sente-se e respire calmamente, concentrando-se. Dirija sua mente para a estação que chegou, para os ventos de outono, para as folhas caindo e o inverno chegando. Diga palavras que podem vir a sua mente ou não diga nada. O importante é você sentir a energia da mudança de estação dentro de você. Quando acabar a contemplação, leia seus agradecimentos. Em seguida, concentre-se num pedido, pode ser qualquer um, mas é recomendável que não seja muito material ou específico (peça proteção ou cura para alguém doente, ou mesmo um amor ou uma amizade verdadeira). Agradeça novamente e está feito.
Conectar-se com a natureza e com os Deuses deve ser um exercício diário na vida do pagão. Celebrar os sabats não requer rituais elaborados e espalhafatosos, apenas um coração sincero, a presença dos Deuses e a alegria em celebrar já bastam ♥
Abençoado Mabon a todos nós! /|\
Nenhum comentário:
Postar um comentário