Para quem, como eu, roda pelo Sul, dia 02 de fevereiro é celebrado o sabat Lughnasadh ou Lammas!
Lughnasadh é a primeira grande colheita, onde os primeiros cereais eram colhidos e fazia-se pães para oferecer aos deuses e repartir entre a tribo, por isso, é tradicional fazer pães nesse sabat. Lammas é uma época alegre onde prevalecem os agradecimentos pela colheita, os Deuses são maduros e sábios e podem ser representados por bonecos artesanais de milho ou trigo, que são guardados e queimados no mesmo sabat do próximo ano.
Há fartura, dança, mas também muita meditação. O que você colheu até agora? Quais conquistas realizou? Viajou nas férias? Passou um bom tempo com a família? É hora de agradecer por essas bênçãos. Os Deuses são férteis e derramam essa fertilidade pela terra, em nossas vidas. Descansamos e estamos voltando ao ritmo normal da vida, com trabalho e suor, por isso, aproveite esse sabat para comemorar! Você está vivo, o ano está apenas começando e o sol ainda brilha.
Uma sugestão simples para celebrar esse ritual é a seguinte: faça um pão ou bolo, se não puder, compre e consagre aos Deuses, eles vão entender ;) Prepare um altar com esse pão, velas brancas e amarelas, alguns grãos, os bonequinhos dos Deuses se você os tiver feito. Chame pelos Deuses como Lugh, Deus celta do sol que é homenageado nesse sabat, e por Dana, Deusa mãe dos celtas (ou qualquer casal de Deuses com os quais tenha afinidade, ou apenas Deusa e Deus). Diga palavras que lhe vier á cabeça sobre esse sabat, agradeça pela colheita, pela força e pelo verão. Ofereça o pão e os cereais como uma oferenda que representa o poder e a bênção que recebemos da terra e do sol. Medite sobre esse ritual, sobre a ciência que todos temos de que o Deus envelhece e logo partirá, aproveite sua companhia, peça orientação e sabedoria, peça forças e boas energias, além de proteção e boa saúde. Não se esqueça de agradecer aos Deuses pela presença e reparta o pão com sua família.
Salve Lugh! Beijos e bênçãos! ♥ /|\
Valaya Merch Brain
Nenhum comentário:
Postar um comentário