Nessa postagem, falarei um pouco a respeito de três Deuses do panteão celta.
Nuada

Nuada é um Deus soberano, associado à cura, renascimento, justiça, artes da guerra e juventude. Ele possuía uma espada invencível, chamada Claiomh Solais, um dos quatro tesouros dos Tuatha de Danann. O nome da espada significa "Tocha Reluzente" e contam-se as lendas que ninguém era capaz de escapar uma vez que ela fosse desembainhada em batalha.
Por conta do seu ferimento em batalha, Nuada perde seu título de rei, uma vez que na tradição irlandesa, nenhum rei pode governar se não for "perfeito". Em seu lugar, Bres assume, mostrando-se um rei tirano e cruel. Posteriormente, com seu braço de prata fornecido por Dian Cecht, Nuada consegue um braço de carne e osso, feito pelo filho do Deus curandeiro, Miach. Assim, após o exílio de Bres, Nuada volta a se rei. Nuada é morto em batalha pelo líder dos fomorianos, Balor e sua morte é vingada por Lugh, que, assim, assume o trono e a liderança dos Tuatha De Danann.
Ogma

Deus guerreiro, porém também muito retratado como um ancião sorriente.
Ogma é de origem fomoriana, mas se tornou aliado dos Tuatha De Danann. Em muitas fontes, é irmão de Dagda e meio irmão de Lugh, formando uma tríade de Deuses espetaculares.
Scathach
Scathach, cujo nome significa "sombra", foi uma Deusa guerreira que viveu na Ilha de Skye e ensinou as artes da batalha para diversos guerreiros. É uma Deusa associada aos ferreiros, profecias, armas em geral, cuja, guerra e artes marciais.
Seus métodos eram considerados impiedosos e poucos guerreiros tinham coragem de treinar com ela, sendo ela responsável por ensinar ao brande heróis CuChulainn. Scathach foi considerada a maior guerreira de todos os tempos.
Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário