Litha é o sabat que marca o solstício de verão, ou seja, o primeiro dia da estação verão. No hemisfério sul, é comemorado entre 20 e 22 de dezembro. Esse festival celebra o auge do poder do sol, o dia mais longo do ano e a noite mais curta. Simboliza o domínio da luz, a abundância e fertilidade sobre a terra. Também é conhecido como A Primeira Colheita, pois era nessa época que os povos antigos, que dependiam da agricultura, colhiam os primeiros grãos plantados na primavera.
Na tradição wiccana, neste sabat o Deus Sol está em sua máxima de poder, mais quente e luminoso do que nunca, e a Deusa Terra está grávida do filho que eles conceberam em Beltane, mais fértil e abundante do que nunca. É uma época de extremo poder dos Deuses, que estão ambos em seus momentos mais férteis e plenos em seu poder e amor.
Litha também representa e o auge e o declínio do Deus, que, a partir desse dia, começará lentamente a envelhecer e declinar para, então, morrer em samhain.
Em Litha, toda a natureza vibra em sintonia com os Deuses. É uma época ótima para colher ervas, cristais, entrar em contato com as fadas e elementais e celebrar a vida com alegria. É um festival muito propício para rituais de cura e saúde, harmonização, renovação e prosperidade.
Celebrando Litha

Beijos e bênçãos,
Valaya Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário